Ecobairro das Lameiras em construção

Conselho de moradores congratula-se com a inicitiva

19 de janeiro, 2012
O Conselho de moradores reunido com os Corpos Gerentes da AML no passado dia 16 de Janeiro congratulou-se com a forma como o projecto ecobairro está a decorrer no Edifício das Lameiras. A ação realizada no passado dia 17 de Dezembro pelos «Ecovoluntários» teve uma reação espectacular junto das famílias residentes.
Eles distribuíram pelas habitações: ecopontos, pilhões, rolhões, temporizadores eléctricos, lâmpadas de baixo consumo, sacos, autocolantes e cartões magnéticos. Na entrega do material ecológico, os “Ecovoluntários” ajudaram os moradores a utilizar correctamente o material entregue, de forma, a que estes melhorem o seu desempenho ecológico. O plano seguinte será construir um parqueamento para bicicletas.

Conselho de Moradores toma posição sobre o realojamento de novas famílias

Câmara Municipal promete "ponderação e profunda reflexão"

12 de fevereiro, 2009
Complexo Habitacional das Lameiras - Ala nascente sul

O Conselho de Moradores do Complexo Habitacional das Lameiras, reuniu com a Direcção da AML e restantes membros dos Corpos Gerentes no passado dia 13 de Janeiro e deliberou tornar público o seguinte comunicado:

1. O Conselho de Moradores analisou demoradamente a politica de realojamento de famílias no Complexo Habitacional das Lameiras, em habitações propriedade da Câmara de Vila Nova de Famalicão que se encontram vagas, manifestando a sua discordância quanto à forma e ao modo como se tem processado o recrutamento de novos habitantes;

2. Tem sido norma do Departamento da Habitação Social da Câmara não permitir o chamado desdobramento das famílias residentes nas Lameiras, ou seja: os filhos de casais residentes que constituam família, não estão autorizados (salvo raríssimas excepções) a residir em casas alugadas à Autarquia naquele Complexo Habitacional, obrigando a população jovem a deixar as Lameiras, para procurar habitação noutros locais;

3. Em contra partida, outras famílias não residentes, podem candidatar-se a uma habitação e se preencherem as condições exigidas pelos respectivos serviços, poderão, eventualmente, ter direito a uma casa nas Lameiras, o que tem acontecido com dezenas de famílias chegadas de outras paragens;

4. Acontece que muitas das famílias que chegam às Lameiras estão desenraizadas do meio, não conhecem as regras instituídas pela Comunidade e, algumas delas, têm causado sérios problemas aos residentes que habitam naquele local há dezena de anos, que sempre cumpriram com as suas obrigações e se encontram completamente integrados no meio urbano;

5. Esta forma de actuar está a implicar uma saída, fora do normal, de várias famílias que sempre habitaram nas Lameiras, para outros locais, esvaziando o projecto que a Associação de Moradores das Lameiras tem vindo, contra ventos e marés, a construir ao longo dos últimos 26 anos no Complexo Habitacional das Lameiras;

6. O Conselho de Moradores e os dirigentes da AML apelam à Câmara Municipal, na pessoa do seu Presidente, Arqt.º Armindo Costa, para que sejam estabelecidas prioridades no realojamento, que beneficiem a população jovem das famílias residentes, a fim de conservar e melhorar as regras de boa convivência e permitir o rejuvenescimento da população local, que começa a ficar envelhecida;

7. Por fim, os moradores das Lameiras saúdam a Associação de Moradores das Lameiras, pela passagem dos seus 25anos de existência, que ocorrerá no próximo dia 25 de Maio e apelam a toda a Comunidade e às Autoridades competentes que prestem o justo reconhecimento a todos quantos se empenharam no nascimento e crescimento desta importante Instituição que não limita apenas a sua acção às Lameiras e à freguesia de Antas, mas a todo o Concelho de Vila Nova de Famalicão e ao país, pelo conjunto de respostas sociais (a maioria certificadas) que coloca à disposição da população, sobretudo dos mais desfavorecidos. 
13/01/09

O Presidente do Conselho de Moradores
Jorge Manuel Ribeiro Faria

Câmara Municipal promete "ponderação e profunda reflexão"

“Acusamos a recepção da vossa missiva, que mereceu a nossa melhor atenção. A matéria nela vertida, não deixa de ser complexa, atentos os normativos legais, as necessidades habitacionais que se verificam um pouco por todo o concelho, e a necessidade que impende sobre a administração pública de conceder um tratamento equitativo a todos os cidadãos.
Em face do exposto cumpre-nos informar que as motivações e os factos invocados no vosso comunicado, serão objecto de ponderação e profunda reflexão que, aliás, já iniciamos em conjugação de esforços e de entendimentos com os Serviços Sociais da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão”.

09-02-2009
Com os melhores cumprimentos

Por delegação de competências
O Vereador

Jorge Paulo Oliveira

Conselho de Moradores pede mais colaboração aos residentes das Lameiras

21 de outubro, 2006

Sob a presidência de Jorge Faria, reuniu no passado dia 7 de Julho o Conselho de Moradores do Complexo Habitacional das Lameiras em conjunto com os Corpos Gerentes da AML. Nesta reunião foi feita uma avaliação às últimas actividades realizadas, nomeadamente a Festa da Páscoa e Festa de Encerramento das Actividades e preparada a cerimónia de inauguração dos arranjos urbanísticos da zona envolvente, prevista para o dia 9 de Julho (ver notícia na página 4). O Conselho de Moradores debateu algumas situações que necessitam de ser corrigidas, pelos próprios moradores, particularmente: a ocupação indevida dos patamares de entrada, quer com artigos quer com mesas utilizadas, vasos nas duas margens dos patamares, circulação de bicicletas que impedem as pessoas de se movimentarem com artigos nas mãos. O aumento da sujidade, falta de contribuições de alguns moradores para os serviços de limpeza, colocação de lixos nas ruas fora dos horários estipulados pela Câmara, necessidade de aumentar a separação de lixos para reciclagem, entre outros, são problemas que a todos dizem respeito. Os patamares e escadas de acesso são espaços comuns de todos os moradores e não apenas de alguns. Só com a colaboração dos residentes é possível introduzir melhorias significativas nas áreas que são de todos.

(Boletim das Lameiras n.º79)

Conselho de Moradores congratula-se com obras de reabilitação

Moradores melhoram qualidade de vida

12 de abril, 2005
Recinto interior do Edifício das Lameiras

Reuniu no passado dia 11 de Abril, o Conselho de Moradores do Edifício das Lameiras. Nesta reunião os representantes dos moradores congratularam-se com a forma como decorreu a celebração dos 22 anos do Edifício e a respectiva Missa Campal, que se tornou tradição naquele meio. Os presentes tomaram conhecimento de três obras importantes que dentro em breve irão ser concretizadas: levantamento para impermeabilização dos patamares das casas 231 até à 260, num investimento de 19.000,00 Euros S/IVA, pintura de todos os gradeamentos dos patamares do Edifício, uma obra no valor de 12.499,20 Euros S/IVA.

Estas duas obras inserem-se no Protocolo de Colaboração existente entre a AML e a Câmara de Vila Nova de Famalicão. A terceira obra, um pouco mais atrasada, da responsabilidade da Câmara de V.N. de Famalicão, está a concurso desde o passado dia 29 de Março, prevendo-se para breve a sua concretização e tem como finalidade a requalificação exterior dos espaços envolventes ao Edifício das Lameiras. Os moradores esperam com ansiedade estas obras, como também a colocação da prometida passagem superior na Avenida Humberto Delgado. O Conselho de Moradores congratulou-se com as obras, em curso, no recinto desportivo das Lameiras, que trará outras condições para a prática desportiva, graças ao protocolo estabelecido entre a Associação de Moradores das Lameiras e o Município de Vila Nova de Famalicão.

Moradores das Lameiras analisam problemas do Complexo Habitacional

1 de abril, 2004
Edifício das Lameiras
O Conselho de Moradores reunido no passado dia 31 de Março decidiu congratular-se com a decisão da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão em aceitar a transferencia de património, do Edifício das Lameiras, ainda em poder do IGAPHE, para o Município. Sendo já proprietária do logradouro e zonas circundantes desde 1997, a Autarquia assume agora todo o património habitacional e terreno sobrante do Aglomerado Habitacional das Lameiras. Esta decisão veio colocar um ponto final na indefinição que se vinha sentindo desde 2002, que muito prejudicou os habitantes das Lameiras. Foram dois anos perdidos, que fizeram “parar no tempo” uma série de intervenções necessárias ao bom funcionamento das 290 casas do Complexo Habitacional e à qualidade de vida dos seus 1500 residentes. Embora a escritura da passagem deste património para a alçada da Câmara Municipal ainda não se tenha efectuado, o Presidente da Direcção, Jorge Faria, informou o Conselho que uma delegação da AML foi recebida no dia 30 de Março pelo Vereador do Pelouro da Habitação, Dr. Jorge Paulo Oliveira, para analisar uma série de medidas, que serão tomadas a curto prazo pela Autarquia, no que diz respeito ao estacionamento, passagem de peões na Avenida Humberto Delgado, arranjo dos jardins exteriores, parque de jogos e negociação de um Acordo de Cooperação para a gestão do Edifício das Lameiras. Apesar de se congratular com estas iniciativas os moradores esperam com ansiedade que elas sejam concretizadas e, ao mesmo tempo, recordaram outras em nota distribuída à Comunicação Social.

Conselho de Moradores - Mandato de 2011 a 2013

  • José Carlos Monteiro Cardoso
  • Nilza dos Prazeres F. Pereira
  • António José S. F. dos Santos
  • Lucinda Costa Ferreira Araújo
  • Maria Élia Silva Marques
  • Manuel Bastos da Mota
  • Balbina Madrono Azevedo
  • António Manuel Gomes de Melo
  • António Joaquim Navarro Monteiro
  • António Sá
  • Judite Ferreira Borges
  • António Gomes Mendes