Celebrações dos 25 anos do Edifício das Lameiras

Inauguração do «Espaço Social, Desportivo e Cultural da AML»

17 de março de 2008
Páscoa nas Lameiras - 2007

Os moradores que habitam nas 290 casas do Edifício das Lameiras, local onde esta Associação nasceu, em Vila Nova de Famalicão, celebram no Domingo de Páscoa, dia 23 de Março, 25 anos de residência e convivência naquele espaço habitacional. Para assinalar a efeméride, como vem sendo tradição, foi eleita uma Comissão de Moradores que em conjunto com os Corpos Gerentes da AML, a Câmara Municipal e a Paróquia de S. Tiago de Antas, prepararam um programa alusivo à data, com as seguintes iniciativas:
Depois de terem iniciado no passado dia 16 de Março as comemorações prosseguem no Dia 23 de Março – Domingo de Páscoa: pelas 9,30 Horas – Hastear das Bandeiras e entrada no recinto do Edifício das Lameiras da Fanfarra dos Escuteiros de Antas, seguindo-se a inauguração, pelo Presidente da Câmara, do “Espaço Social, Desportivo e Cultural da AML” fruto da recuperação, com o apoio da Câmara Municipal, da 1.ª fase das antigas instalações do Centro Social das Lameiras, onde funcionarão a Sede da AML, Gabinetes de Atendimento e Acompanhamento Social, Grupo Desportivo, Secção de Pesca Desportiva, Centro Juvenil para a ocupação dos tempos livres de Adolescentes e Jovens, nos fins-de-tarde e noite e Grupo TELA. Pelas 10,00 Horas, Sessão Solene no recinto, presidida pelo Sr. Presidente da Câmara, com intervenções do próprio, alguns membros da Comissão de Honra e do Arquitecto Noé Dinis, autor do Projecto de arquitectura do Edifício das Lameiras; 11,00 Horas – Missa Campal comemorativa do Aniversário, presidida pelo Pároco de Antas e transmitida pela Rádio Cidade Hoje; 14,30 Horas – Visita Pascal aos Moradores das Lameiras, seguindo-se, no final, a Visita aos idosos do Lar do Centro Social e Comunitário da AML; Durante o dia – Difusão de música religiosa gravada alusiva à efeméride

A Direcção da AML e a Câmara Municipal de Famalicão convidam todos os famalicenses a visitarem as Lameiras neste Dia de Páscoa e a participarem nas cerimónias comemorativas dos 25 daquele Aglomerado Habitacional.
Foi no dia de Páscoa de 1983, que um grupo de moradores, que mais tarde contribuiu para a criação da AML, se organizou e pediu ao então Pároco de Antas (Pe. Augusto Veloso, já falecido) para, naquele dia, celebrar uma Missa Campal, que assinalasse a inauguração do novo espaço habitacional com a bênção das suas 290 casas. O Edifício das Lameiras nunca chegou a ser inaugurado pelas entidades oficiais, dadas as fragilidades de construção detectadas pelos primeiros moradores a residir naquele espaço. Mais tarde, entre 1989/90, foi reabilitado pelo então IGAPHE, ficando com a configuração actual. Apesar de todas as intervenções, persistem ainda algumas debilidades que estão a ser sanadas, graças a um Acordo de Colaboração, para a gestão, celebrado em 20 de Maio de 2004, entre a Câmara Municipal de V. N. de Famalicão, nova proprietária, e a Associação de Moradores das Lameiras, com resultados muito positivos. Graças a esta parceria tem sido possível responder, quase na hora, às situações de emergência e prosseguir com o plano de acção acordado.
A Comissão de honra das comemorações dos 25 anos do Edifício das Lameiras é presidida pelo Sr. Arquitecto Armindo Costa (actual Presidente da Câmara), e constituída por: Dr. João Nuno Melo (Presidente da Assembleia Municipal), José Carlos Pereira Marinho (Antigo Presidente da Câmara), Antero Alexandre de Castro Martins (Antigo Presidente da Câmara) Dr. Agostinho Peixoto Fernandes (antigo Presidente da Câmara), Eng.º Fortuna Pereira (Antigo Director do FFH), Dr. Jorge Paulo Oliveira (actual Vereador do Pelouro da Habitação) Jorge Manuel Ribeiro Faria (actual Presidente da Direcção da AML) Américo Joaquim da Silva Rodrigues (actual Presidente do Conselho Fiscal da AML) e José Maria Carneiro da Costa (actual Presidente da Assembleia-Geral da AML)

Adicionar comentário

Subscrever newsletter

As novidades da AML na sua caixa de correio.



BoletimBoletim cultural e informativo

Ler online »