Mês de Julho recheado de actividades espectaculares

Mar, montanha e cidade com divertimentos de tempos livres

30 de julho de 2011
O mês de Julho terminou com resultados espectaculares no conjunto de actividades realizadas com crianças, jovens e pessoas idosas, assim, no dia 1 de Julho foi a festa de encerramento das actividades lectivas que trouxe às Lameiras milhares de pessoas para presenciarem a actuação das nossas crianças e jovens e já divulgado.
De 4 a 29 de Julho decorreu na Praia do Forno, em Vila do Conde a 28.ª Colónia Balnear organizada por esta Associação. O último dia foi assinalado com uma festa na praia, apesar de algum frio que se fazia sentir, todos estavam felizes, principalmente as crianças e os idosos que participaram nesta última quinzena. Durante um mês cerca de 220 crianças, jovens e alguns idosos, dividiram-se por duas partes para desfrutarem de tudo o que de bom a praia permite. Desde o iodo, a água, areia, sol, caminhadas, jogos de água e outras actividades previamente preparadas e depois concretizadas, criaram momentos únicos que nunca mais se esquecerão na sua vida. Estas colónias realizam-se há 28 anos. É interessante hoje verificar que muitas das crianças e dos jovens participantes são filhos daqueles que começaram a participar nas primeiras actividades que esta Associação organizou e manteve ao longo dos anos. Basta ver as suas reacções na nossa página do FB. Todos os dias, durante um mês, dois autocarros de 57 lugares cada encarregaram-se do transporte, entre o Centro Social das Lameiras, em Vila Nova de Famalicão e a Praia do Forno em Vila do Conde. Ao fim da tarde pelas 19 horas estavam de regresso a casa.

A montanha proporcionou novas actividades de Verão
Nos dias 18 e 19 de Julho as crianças do Centro de Actividades dos Tempos Livres e do seu Centro de Estudos e Animação Juvenil, deslocaram-se à DIVERLANHOSO na Póvoa de Lanhoso, para aí desfrutarem de novas actividades e jogos de montanha e água, numa permanente convivência com a natureza. Desta forma, concretizou-se mais uma das actividades previstas no Plano de Acção que tem como título «Interlaçar Raízes». O tempo estava fresco, mas todos gostaram desta nova experiência que foi preparada em conjunto com as/os animadores/as e os respectivos encarregados de educação. No regresso todos davam vivas à sua alegria incontida.

AML participou nos 25 anos da ENIF
Um grupo de idosos do Centro Social das Lameiras participou nas celebrações dos 25 anos da ENIF, no passado dia 19 de Julho no Louro, Vila Nova de Famalicão, numa festa/piquenique oferecido por esta empresa. Idosos e crianças portadoras de Necessidades Educativa Especiais (NEE), foram os anfitriões dum piquenique realizado naquele dia, promovido pela empresa ENIF – Comunicação e Publicidade, do Louro, que está a celebrar os seus 25 anos de actividade. Em vez de um grande jantar de colaboradores e fornecedores, como é normal nalgumas empresas, esta optou pela diferença, uma diferença qualificada porque teve em conta aqueles que mais necessitam de serem lembrados e acarinhados. Foi com alegria que um grupo de idosos do Lar e Centro de Dia do Centro Social das Lameiras participaram, acompanhado de pessoal técnico e auxiliar nesta iniciativa. Além do convívio que estas ocasiões sempre proporcionam, o facto de esta empresa possuir estrebaria e um espaço para a prática de desporto com cavalos, permitiu às pessoas mais idosas um contacto directo com estes animais, que muito apreciaram. Obrigada ENIF pela iniciativa.

Festa dos Avós e netos
Decorreu com grande alegria e intimidade no passado dia 26 de Julho, a Festa Intergeracional dos avós e netos do Centro Social das Lameiras. Uma Festa entre a geração dos netos e a geração dos avós. Primeiro houve que explicar o porquê do Dia dos Avós ser no dia 26 de Julho, porque nesta data a Igreja celebra o dia de Santa Ana e S. Joaquim, avós de Jesus Cristo. Explicado pelos mais velhos aos mais novos o significado desta Festa, as actividades prosseguiram num verdadeiro e espectacular convívio intergeracional, com poemas, canções e um campeonato de jogos tradicionais. O objectivo principal baseou-se na interacção entre a geração dos netos e a geração dos avós, onde o resultado final, como não podia deixar de ser, foi um «empate técnico». Muitos familiares associaram-se a este acontecimento reforçando os laços afectivos com um pouco mais de amor e ternura para cada um dos utentes que frequentam ou residem no Centro Social das Lameiras. A Festa terminou com um lanche partilhado, que a Instituição ofereceu a todos os presentes.

Está em distribuição o «Lameiras»
Está em distribuição o número 98 do «Lameiras – Boletim Cultural e Informativo da Associação de Moradores das Lameiras», referente aos meses de Abril a Junho de 2011. Os associados interessados podem levantar a edição impressa na secretaria do Centro Social das Lameiras. O número 98 do «Lameiras – Boletim Cultural e Informativo da Associação de Moradores das Lameiras», referente aos meses de Abril a Junho de 2011 dá destaque para a apresentação do primeiro livro da Associação de Moradores das Lameiras, que foi apresentado ao público no passado dia 13 de Abril.

Adicionar comentário

Subscrever newsletter

As novidades da AML na sua caixa de correio.



BoletimBoletim cultural e informativo

Ler online »