Serenidade marcou abertura do ano lectivo

1 de setembro, 2011
Mesa que presidiu à reunião de pais
Como vem sendo tradição o ano lectivo do Centro Social das Lameiras processou-se no primeiro dia de Setembro. Alegria, ternura, simplicidade e muita serenidade marcaram este primeiro dia.
Para algumas crianças tudo é novidade: uma nova instituição, novas educadoras, pessoal auxiliar, entre novas criatividades, para outras é o reencontrar dos amigos e do pessoal que com elas tem trabalhado, é um satisfazer das saudades após um tempo merecido de férias.
No dia anterior, uma reunião geral de pais e encarregados de educação ajudou a preparar esta nova etapa na vida das crianças. Primeiro em plenário onde foram abordados diversos assuntos de carácter geral, nomeadamente uma comunicação sobre a relação família/escola, apresentada pela psicóloga Ana Filipa Cruz, as boas vindas apresentadas por Jorge Faria, presidente da AML e a apresentação da segunda fase do projecto socioeducativo da instituição pela Directora pedagógica Carla Nogueira. Seguiu-se um trabalho de grupos por resposta social, onde os pais e encarregados de educação tiveram oportunidade de contactar de perto com o pessoal docente e auxiliar que durante 2011/2012 vão trabalhar directamente com os seus filhos. Altura propícia para solicitar mais colaboração e a resposta a um questionário para a elaboração do projecto curricular de turma por forma a articular a linguagem entre o que as crianças aprendem na instituição e a comunicação das famílias em casa.
«Interlaçar Raízes» será o centro aglutinador que congregará uma série de iniciativas e instrumentos de trabalho, assentes num projecto que se apresenta como compromisso colectivo em que o desafio principal é reconhecer as diferentes perspectivas e capacitar que, na troca de saberes todos têm algo a aprender e a ensinar, encarando as diferenças de cada um/a como oportunidades de melhoria e partilha.
Frequentam o Centro Social das Lameiras cerca de 300 crianças nos berçários, creches, pré-escolar e Centro de Actividades dos Tempos Livres (CATL).