Crianças e idosos realizam atividades conjuntas

20 de abril de 2012
Desta vez os protagonistas foram utentes da Associação de Moradores das Lameiras, Associação Gerações, Centro Social e Paroquial de S. Tiago de Antas e Centro Social de Calendário, quatro instituições da Comissão Social Inter-freguesias de Antas e Calendário da Rede Social que realizaram uma atividade comum.
Um dia diferente, com novas experiencias num atelier de pintura, interagiram crianças e pessoas idosas, procurando dar vida e cor às propostas do Ano europeu para envelhecimento ativo e solidariedade entre gerações. Desta vez os protagonistas foram utentes da Associação de Moradores das Lameiras, Associação Gerações, Centro Social e Paroquial de S. Tiago de Antas e Centro Social de Calendário, quatro instituições da Comissão Social Inter-freguesias de Antas e Calendário da Rede Social, que no dia 17 de abril se encontraram nas instalações da Associação Gerações para concretizarem esta nova forma de ocupar os tempos livres sentindo-se úteis à sociedade.

Mais quatro encontros intergeracionais, serão dinamizados pela Comissão Social Interfreguesias de Antas e Calendário – CSIFAC. Foi uma tarde animada e um dia diferente para os participantes, onde para além de se divertirem a pintar um logótipo alusivo ao «Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações», puderam conhecer novas pessoas, de diferentes faixas etárias, conhecer um novo espaço e fortalecer os laços entre as instituições presentes. Acima de tudo promoveu-se a troca de experiências entre crianças e idosos onde em conjunto perceberam que podem fazer a diferença na vida dos outros apesar das diferenças, quebrando as “barreiras sociais e psicológicas” e promovendo a compreensão, o respeito mútuo, a habilidade de lidar com as diferenças e de perceber semelhanças de interesses em temas vitais.
No próximo dia 24 de Maio, será dinamizado o segundo Encontro Intergeracional e que terá lugar no Museu da Industria Têxtil, em Vila Nova de Famalicão.

Adicionar comentário

Subscrever newsletter

As novidades da AML na sua caixa de correio.



BoletimBoletim cultural e informativo

Ler online »