Conclusão das atividades letivas em festa

30 de junho de 2012

Mais de trezentos actores entre os dois e os noventa anos desfilaram no palco do recinto de Eco-Bairro das Lameiras, numa verdadeira festa intergeracional, recheada de afetos, alegria e fortes emoções.

Tudo foi pensado e concretizado ao pormenor, crianças, jovens, famílias e pessoas mais idosas, todas participaram, para que a festa de encerramento das atividades letivas fosse um êxito memorável. O acordeonista, Manuel Leiria, a que se juntaram outras residentes das Lameiras preencheram a parte final com arraial popular. Pelo meio foi benzida, uma nova viatura elétrica, pelo Pároco de Antas Pe. Agostinho Alves, que entra ao serviço do Apoio Domiciliário a idosos no início de julho. Um grande obrigado a todos aqueles que deram a cara e aos que estiveram nos bastidores.
O recinto do Eco-bairro do Edifício das Lameiras encheu para presenciar as centenas de actores de todas as idades, que deram vida à excelente Festa que assinalou o encerramento das atividades do ano letivo de 2011/2012.
Esta festa tem um significado profundo para todos os participantes e seus familiares e também para os residentes das Lameiras, que recordam com saudade o ano de 2003, altura em que o Centro Social das Lameiras foi transferido daquele espaço, onde funcionou em instalações precárias durante 18 anos, para as novas instalações construídas de raiz, na parte norte deste grande aglomerado habitacional.
O palco foi decorado a rigor fazendo um belo enquadramento de toda a moldura humana que deu vida durante três horas aquele bem cuidado e preservado espaço, que se tornou num laboratório ecológico, através do projeto eco-bairro. Cada um à sua maneira queria levar para casa uma recordação daqueles momentos ali vividos e presenciados, com imensos fotógrafos, operadores de imagem e outros meios que permitissem mais tarde recordar a actuação de um familiar, que mais tarde pudesse fazer história na cronologia individual e colectiva de todos os que frequentam o Centro Social das Lameiras.
Neste género de festa há sempre um misto de ansiedade (antes da atuação) e saudade, depois da atuação, não só para aqueles que vão entrar pela primeira vez na escola primária, como os que transitam para o primeiro ou terceiro ano do ciclo preparatório ou secundário das diferentes escolas representadas e para os restantes que partem para outras aventuras devido ao seu crescimento e conclusão de estudos.
O Centro Social das Lameiras é uma instituição com as suas respostas sociais certificadas, que acolhe mais de 400 utentes desde o berçário, passando pela creche, pré-escolar, Centro de Atividades dos Tempos Livres, Centro de Estudos e Animação Juvenil, Centro de Dia para pessoas idosas, Estruturas residenciais (Lar) para a terceira idade e Serviços de Apoio a idosos no seu domicilio. Possui uma frota de oito viaturas, que apoiam o transporte de diversos utentes, entre as escolas e as residências dos diferentes locais da cidade de Vila Nova de Famalicão e freguesia de Antas.
A partir do mês de Julho e até final de Setembro as atividades entram num novo ritmo. Os utentes saem para o exterior para desfrutar o muito que a natureza nos dá. Assim, já a partir do dia 2 de Julho iniciam-se as colónias balneares com a participação de mais de 200 utentes, os passeios de fim-de-ano, atividades nas piscinas, visitas de estudo, celebração de dias festivos, como o dia dos Avós previsto para o dia 26, entre outras. A instituição não faz férias, mantem as suas portas abertas todo o ano, incluindo o mês de Agosto.
Terminamos com um convite, visite as nossas instalações, tomem contato com o projeto educativo da instituição e certamente encontrarão um precioso local de apoio para os seus filhos ou familiares mais idosos.

Adicionar comentário

Subscrever newsletter

As novidades da AML na sua caixa de correio.



BoletimBoletim cultural e informativo

Ler online »