Fórum Comunitário para despertar consciências

16 de abril de 2013
Como aumentar a proximidade da população para as causas sociais? Como levar os jovens e a população a ter uma participação mais ativa?  Interrogações debatidas no fórum comunitário da Comissão Social Interfreguesias de Antas e Calendário, que esperam ainda mais respostas inovadoras.
A Comissão Social Inter-freguesias de Antas e Calendário realizou no passado dia 11 de Abril no auditório da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, o seu primeiro Fórum Comunitário numa parceria conjunta com a Rede Social e o Município de Vila Nova de Famalicão, que contou com a presença de cerca de uma centena de pessoas.

Os trabalhos iniciaram-se com uma saudação da Dra. Fátima Cerqueira Diretora do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco, que deu as boas vindas a todos os que naquele fim de tarde quiseram debater a questão da cidadania com o objetivo de assinalar o Ano Europeu do Cidadão. José Maria Carneiro Costa, presidente da Comissão Social Interfreguesias de Antas e Calendário – CSIFAC, fez um breve apresentação da Comissão salientando o trabalho efetuado pela CSIFAC, destacando o facto de esta ser a Comissão que mais instituições reúne nas mais variadas áreas, num total de 24, deixando a porta aberta a mais parceiros que queiram integrar a mesma, sobretudo empresários. O Presidente da CSIFAC assumiu também o compromisso, da mesma continuar a luta contra a pobreza e exclusão social nas duas freguesias, tendo referido o excelente trabalho anónimo que é efetuado de porta em porta em socorro daqueles que vivem privações e têm vergonha de se apresentarem como pobres.

Com o objectivo de “despertar a consciência” dos famalicenses e combater o estado letárgico em que se vive no momento, o Vice-presidente da Câmara Municipal Dr. Paulo Cunha deu o mote de partida para um final de tarde de partilha de ideias com futuro ente os diversos participantes e oradores. A mesa composta pelo Dr. Paulo Cunha – Vice-Presidente Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, José Maria Carneiro Costa – Presidente da CSIFAC, Dr. Leonel Rocha – Vereador da Educação e Desporto e o Dr. Domingos Sousa – Diretor do Centro de Emprego de Vila Nova de Famalicão, moderaram o debate e responderam às questões que foram surgindo, algumas delas bastante pertinentes e que serviram de ponto de partida para as ideias propostas.

Como aumentar a proximidade da população para as causas sociais? Como levar os jovens e a população a ter uma participação mais ativa? Questões que foram o ponto de partida para novas ideias como, a realização de visitas guiadas às IPSS´s e outras instituições, apresentando o seu trabalho diário à população, levando a um aumento da proximidade; desenvolver a cidadania mais ativa, estimulando a participação desde tenra idade em acções solidárias e de cidadania, colocando-se hipóteses como, certificar atitudes e comportamentos das crianças e jovens em determinados momentos e funcionar como um currículo social, criando neles o prazer de fazer alguma coisa pelos outros.

Destacaram-se também neste Fórum os excelentes momentos culturais promovidos pelo Coro Infantil Girassol e o grupo ANDAIME, da Escola Camilo Castelo Branco.
O próximo Fórum Social será realizado pela Comissão Social Interfreguesias do Louro, Outiz, Cavalões e Gondifelos.

Adicionar comentário

Subscrever newsletter

As novidades da AML na sua caixa de correio.



BoletimBoletim cultural e informativo

Ler online »