Abriu o novo ano letivo de 2014/2015

1 de setembro de 2014
A reunião de pais e encarregados de educação realizada no dia 29 de agosto ao fim da tarde, marcou a abertura do novo ano letivo da Associação de Moradores das Lameiras de que faz parte o Centro Social das Lameiras. Os pais e encarregados de educação corresponderam ao convite da direção, comparecendo em elevado número para um trabalho de boas vindas, apresentação, formação e interação. 
Jorge Faria, presidente da direção da AML, deu as boas vindas a todos, em especial àqueles que pela primeira vez vão frequentar as respostas sociais de Berçário/Creche, Pré-escolar, Centro de Atividades dos Tempos Livres (CATL), Centro de Estudos e Animação Juvenil (CEAJ) e Animateca das Lameiras, num total de 284 utentes nas valências juvenis e Casa Abrigo, a que se juntam mais 105 utentes nas respostas sociais de Lar, Centro de Dia e Apoio Domiciliário e 367 nos Gabinetes de Atendimento e Acompanhamento Social às freguesias de Antas e Calendário (GAAS).
Neste encontro, apenas para pais e encarregados de educação das valências juvenis, foi apresentado o novo projeto socioeducativo 2014/2018 desta Instituição que tem como título: «Cuidar de Ti!» Projeto este que é fruto de uma longa preparação que envolveu, durante todo o ano 2013/14, a participação ativa dos pais, encarregados de educação, comunidade envolvente, pessoal docente, técnicos, auxiliares e dirigentes da AML. «Cuidar de Ti!» aparece como resposta ao cuidado que devemos ter uns pelos outros; desde o bebé de tenra idade, passando pelas crianças, os jovens, as famílias, as pessoas idosas até chegar à pessoa, já centenária, que desfruta do “entardecer da vida”. Cuidar de ti, cuidar do outro, cuidar com carinho e ternura, cuidar com amor e alegria, cuidar com segurança e justiça, que projete uma sociedade mais tolerante e amiga de fazer o bem, uma sociedade mais justa e amiga do ambiente. «Cuidar de Ti!» vai para além de cada um de nós e chega a todos os seres vivos que se movem na natureza e no cosmos, como algo que completa a existência humana sobre a terra.
«Cuidar de Ti!» pretende dar continuidade ao projeto anterior que tinha como titulo: «Interlaçar Raízes». É o mesmo que dizer: interlaçadas as raízes é tempo de cuidar de ti, de cada um, de cada uma, de cada ser, independentemente da idade que tiver, da situação económica ou social em que se encontre, é tempo também de cada um ou cada uma dar um pouquinho mais de si ao outro/a, porque só assim este «cuidar» tem força, tem relação, tem pernas para andar e proporcionar ao local onde nos encontramos um espaço que irradie confiança, ternura, qualidade e bem-estar.
Nesta reunião de Pais, foi ainda apresentada uma realidade temática de trabalho para ser desenvolvida durante o ano letivo que tem a ver com a «Educação Parental», apresentado pela psicóloga da AML, Filipa Cruz e que os pais irão agora continuar a trabalhar nas diferentes respostas sociais de que fazem parte. Por fim, foi apresentado o corpo docente, técnico, auxiliar, administrativo e dirigente que durante o próximo ano letivo assumirá, em conjunto com todos os pais e encarregados de educação, toda a dinâmica de «Cuidar de Ti!». No dia um de setembro, a partir das 7,30 horas, é dia de abrir portas a todos os que neste novo ano letivo chegam com a ansiedade da novidade, encontro de novos amigos, novas aprendizagens educativas e sociais que projetam cada um/a um/a para um crescimento mais harmonioso e cuidado.

Adicionar comentário

Subscrever newsletter

As novidades da AML na sua caixa de correio.



BoletimBoletim cultural e informativo

Ler online »