Plano e Orçamento para 2010 aprovados por unanimidade

«Construir a Igualdade, promover a diversidade»

19 de novembro de 2009
Mesa que presidiu à Assembleia-geral

A Assembleia-geral da AML – Associação de Moradores das Lameiras, reunida no passado dia 17 de Novembro, aprovou por unanimidade o Plano de Acção e Actividades e a Conta de Exploração Previsional para 2010. O Plano aprovado tem as suas acções centradas nos valores da pessoa humana, como instrumento orientador de práticas sociais, educativas e pedagógicas que respondam não só às situações emergentes, mas também ao intercâmbio diário de convivência entre diferentes culturas e modos de vida. Assim, a AML mantém como princípios orientadores o lema: “Construir a Igualdade – Promover a diversidade”. Constatamos que só os caminhos da igualdade podem acabar com a pobreza!, pode ler-se no documento aprovado. O Presidente da Direcção, Jorge Faria, disse aos associados que “ao apostar nestes princípios, a AML, não só está a combater as grandes carências sociais, como também aposta no desenvolvimento cultural dos povos. No seu Centro Social crianças e jovens de diferentes países, partilham uns com os outros a diversidade multicultural, como complemento educativo para a igualdade de oportunidades e combate à pobreza”, referiu. Deste modo a AML dará o seu contributo para o “Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social”, apresentando um projecto nesse sentido.

O ano de 2010 encerrará um ciclo de comemorações iniciadas em 2008, com a celebração dos 25 anos do Edifício das Lameiras, depois em 2009 os 25 anos da AML e por fim em 2010 os 25 anos do Centro Social, com realce para o historial desta Associação, a sua avaliação permanente e a projecção de novos caminhos de educação e de solidariedade. No início de 2010 serão colocadas ao serviço da população mais respostas sociais. O Lar de idosos verá a sua capacidade aumentada de 26 para 35 utentes e uma nova creche com capacidade para 33 lugares, espera novas inscrições de recém-nascidos. Estas obras de alargamento devem-se ao PARES - Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais, financiado pelo Ministério do Trabalho e Solidariedade Social, que esta Associação se candidatou. 

“Um eco-bairro na cidade”

No Complexo Habitacional das Lameiras com as suas 290 habitações e 30 lojas comerciais gerido pela AML, espera ver a sua integração no Parque da Cidade e a concretização de um projecto que terá por título “Um eco-bairro na cidade”. 

O Plano será concretizado a partir das diferentes respostas sociais, agrupados nos seguintes sectores: Qualidade e Formação, Infanto-juvenil, Idosos, Saúde e nos Departamentos de Acção Social e Voluntariado. Para Jorge Faria, “não haverá igualdade de oportunidades se cada um ou cada uma continuar a pensar apenas no seu sucesso individual, esquecendo as outras pessoas que fazem parte de uma sociedade que é cada vez mais diversificada onde todos dependem uns dos outros”, por isso, acrescenta Jorge Faria, ”o Plano de Acção é um instrumento importante, que permite aos diferentes actores sociais encontrar nele o seu espaço com diversas propostas de acção, que depois de concretizadas, permitirão novos desafios e novos compromissos na transformação do ambiente onde cada um/a estuda, trabalha, reside e ocupa de forma organizada os seus tempo livres”.

A Associação de Moradores das Lameiras presta relevantes serviços de qualidade a uma população muito diversificada, que recorre a esta instituição para resolver muitas das suas preocupações desde a infância, juventude, família e terceira idade.

A AML tem vindo a crescer sucessivamente tornando-se numa das maiores e bem apetrechadas Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho e do país. Com o alargamento do Centro Social e a sua certificação, tem capacidade de prestar melhores serviços e qualidade de vida a todos os seus utentes. “Apostar na AML é apostar em serviços de qualidade e acreditar que a pessoa humana está no centro de toda a dinâmica desta Associação”, rematou o presidente da AML.

Adicionar comentário

Subscrever newsletter

As novidades da AML na sua caixa de correio.



BoletimBoletim cultural e informativo

Ler online »