Apresentada a I Mostra de Energia de Vila Nova de Famalicão

21 de maio de 2012
Foi apresentado hoje (21 de Maio) em conferência de imprensa a I Mostra de Energia de Vila Nova de Famalicão que decorrerá no recinto das Lameiras nos próximos dias 29 e 30 de Maio entre as 11 e as 19 horas, no âmbito do Projeto ECOBAIRRO. A Conferência de imprensa decorreu no local do evento e contou com a presença de Jorge Faria, presidente da direção da Associação de Moradores das Lameiras, do Vereador do Ambiente, Pedro Sena e do Vereador da Habitação Mário Passos.
Jorge Faria esclareceu que esta iniciativa surge “no âmbito do projecto Ecobairro das Lameiras, integrado na Parceria para a Regeneração Urbana do Parque da Devesa, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.” Disse que a data não foi escolhida por acaso, pois coincide com o o Dia Nacional da Energia e o 28º aniversário da Associação de Moradores das Lameiras. Esta Mostra é um evento cultural, de divulgação científica e tecnológica, que irá reunir diversas entidades, entre escolas, empresas e instituições de ensino superior. Participam a Escola CIOR; Escola Didáxis Riba d`Ave; Escola D. Sancho I; Universidade do Minho; Universidade Lusíada; Empresa Senginor; Empresa Ecoveículos; Agência de Energia do Ave; Bgreen- Instituto Nun`Alvres. Mais empresas se inscreveram para participarem nesta Mostra, no entanto, por questões de espaço e logística, não será possível a sua presença. Os visitantes terão a oportunidade de contactar com as várias áreas de energias renováveis e também usufruir de testes drive nos automóveis eléctricos que serão apresentados na Mostra mediante inscrição prévia, referiu o presidente da AML.

Para além destas iniciativas que estarão a cargo das organizações e empresas participantes, a Mostra de Energia contará ainda um conjunto de iniciativas de carácter cultural, científico e educativo, algumas das quais preparadas ao longo do ano e que ali serão apresentadas. Ainda durante a mostra ocorrerá o Concerto da Terra e a realização do Mural do Ambiente.

Este projecto é apenas um passo de gigante para futuramente tornar o Complexo Habitacional das Lameiras num Ecobairro e tornar a cidade de Famalicão numa Ecocidade. Esta Mostra da Energia é o evento que encerra as atividades do projecto que ao longo deste último ano teve várias iniciativas. O Presidente agradeceu a todos os intervenientes o apoio concedido.
“Convidamos todos os famalicenses e outros que nos queiram visitar”, rematou.

Para os Vereadores do Ambiente e da Habitação, Pedro Sena e Mário Passos, respetivamente, “o trabalho e o esforço desenvolvido pela Associação neste projecto, é um exemplo que vai ser implementado noutros bairros do concelho de Famalicão. Os Vereadores referiram ainda que este projecto era apenas um começo para um projecto mais abrangente e ambicioso no qual se pretende uma série de intervenções futuras, nomeadamente na instalação de painéis solares em todo o Edifício das Lameiras, que revertam a favor da manutenção do próprio complexo habitacional.

Sandra Lemos

Adicionar comentário

Subscrever newsletter

As novidades da AML na sua caixa de correio.



BoletimBoletim cultural e informativo

Ler online »