Sinal+Europa

29 de maio de 2005
Pormenor da Conferência de imprensa
“Sinal+Europa” em Acção

Foi apresentado no passado dia 27 de Maio, em Conferência de Imprensa, o Projecto “Sinal + Europa, liderado pela JASEC – Jovens Animadores SocioEducativos e Culturais – Plataforma Juvenil da AML em articulação com a própria Associação de Moradores das Lameiras e apoio do Instituto Português da Juventude. Presentes na Conferência de Imprensa o Dr. Abraão Costa da JASEC e animador socieducativo da AML, Dr. Mário Passos do IPJ de Braga e José Maria Costa, Presidente da Assembleia Geral da AML, em substituição do Presidente da Direcção, que momentos antes tinha recebido a notícia do falecimento de um familiar. O projecto pretende sensibilizar a gente jovem para as questões da cidadania europeia a começar na pré-primária até atingir a idade adulta. Através de meios simples e didácticos pretende-se desenvolver uma cultura que leve a gente jovem a gostar da Europa pela positiva. Uma Europa que seja capaz de incluir e não excluir como acontece nas grandes cidades. Que seja capaz apostar nas pessoas e na sua qualidade de vida; combater com eficácia a exclusão social e a delinquência juvenil e aposte numa convivência inter-cultural, respeitando todos os povos que querem residir neste grande continente, dando-lhes as condições necessárias para viver, trabalhar, estudar, ou refugiarem-se de regimes ditatoriais.

«Sinal + Europa» tem o mérito de apostar nos valores, da solidariedade, da justiça social, da partilha de riquezas e da sã convivência entre povos e culturas. Tem o mérito de se propor atacar um mal que é comum a muitos países e, principalmente no nosso, procurando junto dos mais novos combater os problemáticos índices de iliteracia e analfabetismo, bem como problemas resultantes da delinquência juvenil.

Os jovens dinamizadores deste projecto vão apostar nos outros jovens, fazendo desenvolver neles os valores que já se encontram no interior de cada um, procurando ouvi-los, aprender a interpretar os seus sentimentos e, ao mesmo tempo, aproveitar o seu poder de criatividade, para incutir neles o gosto e o respeito pela diferença. «Sinal + Europa» apostará na inovação e o seu resultado final será publicado, como sinal de partilha de saberes e experiências que certamente servirão para despertar o gosto de pertencer a um continente que caminha para a renovação e que neste momento vive realidades , muitas delas difíceis de suportar.

O programa começou este mês e a iniciativa é apoiada pelo programa Juventude da União Europeia, representado em Portugal pelo Instituto Português da Juventude, que atribuiu um financiamento de cinco mil euros. A candidatura da JASEC, segundo Mário Passos do IPJ, foi aprovada devido ao seu carácter "inovador e empreendedor", sendo que ao mesmo tempo é um instrumento de "educação informal". O projecto, prevê a criação de um laboratório de jogos, atelier mundo, fórum de debate e discussão para crianças e adolescentes. A iniciativa engloba também, desenvolvimento de workshops temáticos, campos de trabalho e acções de formação. A Equipa do Projecto é constituída pelos jovens Abraão Costa (Coordenador), Carlos Vilela, Bernardo Miranda, Ana Paula e Ana Sofia Oliveira.

Adicionar comentário

Subscrever newsletter

As novidades da AML na sua caixa de correio.



BoletimBoletim cultural e informativo

Ler online »