Está em distribuição o Boletim das Lameiras n.º 80, correspondente ao quarto trimestre de 2006, dedicado a festas de Natal, inaugurações, literatura, crianças, idosos, desporto e notícias.Neste número pode ler:
Festas e Inaugurações, as crianças e os idosos merecem muito mais; Brinquedos e Brincadeiras; Cuidar da Vida; Obras do Parque Infantil inauguradas; «Oh, já acabou? Foi fixe!!! Amanhã há mais?»; AML aposta na qualidade e preservação do Meio Ambiente; Jorge Faria anunciou novidades para 2007; Futebol de Salão – GDAML em três frentes; Câmara de Vila Nova de Famalicão investe no combate à toxicodependência; Economia Social e Promoção de Emprego; AML nos órgãos directivos da CNASTI; Equal aprecia Balanço de Competências; Alegria e emoção marcaram celebração e almoço de Natal e na última página pode ler ainda: "Os idosos são pessoas de grande sabedoria".
A segunda parte da Festa Comunitária foi preenchida com a actuação do grupo típico, “Voz do Povo” de Celeirós – Braga, a convite da Delegação de Braga do INATEL, que também se associou a esta festa popular, na pessoa do seu Delegado, Dr. Handel Oliveira. Ao som da música tradicional portuguesa, as pessoas desfrutavam do recinto junto ao palco, onde partilharam os seus gostos pessoais pelo mundo dos sabores, com bons petiscos e bebidas, enquanto outros não deixaram de fazer gosto a “um pezinho de dança”. Uma Festa que, certamente, ficou na memória de todos, principalmente dos mais pequeninos que pela primeira vez pisaram um palco, enquanto os seus pais, cheios de orgulho procuravam registar aqueles belos momentos que, na vida, se repetem apenas uma vez.
No seminário foram apresentados os primeiros frutos do desenvolvimento do projecto Equalidade, um programa social inovador onde participa a Câmara Municipal de Famalicão em parceria com seis instituições da economia social e que visa a qualificação de instituições de solidariedade social. Na sua intervenção, Armindo Costa, Presidente da Câmara de Famalicão, anunciou que "em meados deste ano, no âmbito do projecto Equalidade, obterão certificados de qualidade num total de 11 valências sociais em seis instituições parceiras neste projecto". O autarca esclareceu que "a certificação da qualidade nos serviços de acção social é boa para todos: é boa para o prestígio das instituições e é boa para a qualidade de vida dos cidadãos" e acrescentou: "Hoje, mais do que nunca, é preciso harmonizar os serviços de integração social com uma lógica empresarial na prestação desses mesmos serviços".
O projecto Equalidade que está enquadrado no programa de iniciativa comunitária Equal, será desenvolvido até Setembro de 2007 e é promovido em parceria pelo Município de Famalicão, pela Associação de Moradores das Lameiras, Associação Teatro Construção, Centro Social e Cultural de S. Pedro do Bairro, Engenho - Associação de Desenvolvimento Local do Vale do Este, Mundos de Vida - Associação para a Educação e Solidariedade, Recreio do João - Cooperativa de Solidariedade Social e Bússola - consultores. Para além da implementação do Sistema de gestão de Qualidade nestas organizações da economia social, o projecto Equalidade destaca-se ainda na área da formação profissional, na realização de seminários e workshops, na implementação de um sistema de informação e comunicação com a criação de uma página web e no desenvolvimento do balanço de competências.
No final foram destacadas as seguintes conclusões: A qualidade passa pela satisfação dos utentes/clientes internos e externos. Ela é feita por pessoas e para as pessoas, no atendimento, nos serviços e até nos gestos, num sorriso, numa palavra de afecto; A qualidade é medida por sistemas de gestão, bem definidos nos organigramas das instituições e manuais que sejam perceptíveis e auditáveis; Acreditar ou certificar um sistema de gestão da qualidade, é sempre um acto voluntário. A certificação é uma excelente oportunidade para prestar melhores serviços. Não é um fim, mas um princípio, que entre outros, desafia a gestão de topo a ser capaz de descer para ir ao encontro das pessoas e estar com elas, ouvir o que estas têm para dizer e propôr. A qualidade, como já se disse, começa e acaba nas pessoas. Permite uma constante atenção às mudanças sociais, culturais e económicas. Incentiva o desenvolvimento de parcerias, partilha de conhecimentos e experiências e o desenvolvimento de uma economia de escala. Põem à prova a capacidade de imaginação na criação de novos serviços, novos conceitos e novos processos, numa palavra: a excelência. Por fim, a qualidade é um desafio permanente. “O Futuro faz-se hoje. Faz-se todos os dias” a qualidade é um meio.
Intervieram neste Seminário Internacional, para além do Ministro do Trabalho, Vieira da Silva e do Presidente da Câmara, Armindo Costa, José Carlos Veloso, Presidente da Engenho, em representação da parceria de desenvolvimento. Seguiu-se um painel sobre os "Desafios para a Economia Social", com intervenções de Edmundo Martinho, Presidente do ISS, Lino Maia, Presidente da CNIS, Carla Pereira, Directora da SINASE e Palmira Macedo, da Universidade Católica do Porto, com a coordenação de Sandra Almeida da gestão do Programa Comunitário Equal, que apoiou esta iniciativa. Da parte da tarde um painel sobre "Boas Práticas para a Qualificação da Economia Social", que teve como moderador Alberto Melo, da Universidade do Algarve, foram apresentados os projectos Equalidade; Programa Q3 – Qualificar o terceiro sector da IEBA; Projecto Social Accounting da Santa Casa da Misericórdia de S. João da Madeira e a apresentação da Norma espanhola para a certificação do terceiro sector da ONGCONCALIDAD. As Conclusões foram apresentadas por João Paulo Pinto, Docente da Universidade Lusíada.
Os documentos apresentados, por José Maria Costa e Sónia Marques começam por fazer um historial da AML nestes 23 anos de vida afirmando que esta Associação “foi fundada com a finalidade de proteger e defender os interesses dos moradores das Lameiras e Freguesia de Antas, da cidade de Vila Nova de Famalicão e promover a Cultura e Solidariedade Social, a partir da infância, juventude, família e terceira idade. Tratava-se de responder a necessidades prementes de uma população com cerca de duas mil pessoas, distribuídas por 290 casas, com diversos problemas de inserção no tecido urbano” Hoje a população das Lameiras está completamente inserida no tecido urbano e foi capaz de construir uma comunidade aberta ao meio. Também a Associação de Moradores foi consolidando a sua missão, alargou os serviços e diversificou o público-alvo. Hoje não serve apenas as Lameiras e a Freguesia de Antas onde está inserida, mas todo o núcleo urbano da Cidade de Vila Nova de Famalicão, o Concelho e o Distrito de Braga. A sua acção estende-se também a nível nacional e internacional com diversas parcerias com outras organizações da economia social.
A AML apresenta um enquadramento geográfico privilegiado. Está inserida no meio urbano, (zona nascente da cidade) com uma densidade populacional elevada. Constata-se uma migração interna da população da periferia para a cidade, trás consigo diversas realidades que marcam a vida das pessoas não só pela positiva, mas também pela negativa, entre elas algumas são específicas da cidade enquanto outras têm uma contextualização mais global:
b) Contextualização social
Apesar do Governo ter aumentado os horários lectivos nas escolas do primeiro ciclo, ainda existem algumas crianças na rua, expostas a diversos perigos, sem qualquer apoio familiar, escolar ou social. O insucesso e abandono escolar têm contribuído para existência de um número elevado de jovens que não concluíram a escolaridade obrigatória. No entanto, o aparecimento de novos cursos profissionais têm contribuído para fazer diminuir esta tendência. A taxa de desemprego nesta região (Vale do Ave) mantém-se elevada. Sem trabalho remunerado perde-se a auto-estima e razão de viver. Desta forma, gera-se uma sociedade com pessoas empobrecidas e subsidio-dependentes, que faz aumentar a exclusão social e a dependência do rendimento social de inserção;
MISSÃO - Solidariedade, Criatividade e Inovação
A AML define-se como uma entidade de referência ao nível da solidariedade, criatividade e inovação. Promove politicas que assentam em valores e funcionam como pilares da organização, prestando serviços de qualidade a todos os seus utentes/clientes e aos mais vulneráveis da sociedade. A AML dá prioridade absoluta à pessoa humana, em todas as fases da sua vida, com relevância para a infância, juventude e terceira idade.
VISÃO
A AML pretende tornar os diversos tipos de respostas sociais, mais adequados e próximas dos seus utilizadores, definindo como eixos prioritários intervenções nas áreas da solidariedade social e nos complexos habitacionais criando e gerindo estruturas de apoio que permitam prestar serviços de excelência a todos os seus utentes/clientes e residentes. Qualificará valências e departamentos, não só na área social e habitacional, como na cultura, desporto e aproveitamento dos tempos livres, flexibilizando horários, formando e qualificando técnicos e voluntários, de forma a melhorar as respostas existentes e antecipar novas intervenções que respondam às necessidades do meio envolvente.
ESTRATÉGIAS
A AML aposta na excelência como forma de estar, investindo em todos os serviços que presta à comunidade as capacidades dos seus dirigentes e colaboradores na busca de soluções que permitam uma integração mútua de objectivos, visando antecipar necessidades, procurando exceder expectativas. Para tal, será certificado um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), que, numa primeira fase abrangerá os serviços de SAD e CATL e numa segunda fase as restantes valências e departamentos. Para tal desenvolverá as seguintes estratégias:
1. Sector infanto-juvenil
a) Avaliar os horários de funcionamento das valências ligadas à infância (Creche, Jardim-de-infância e CATL), de forma a torná-las compatíveis com os horários profissionais dos pais;
b) Propor aos pais e encarregados de educação, mediante protocolos previamente negociados, o alargamento de horários e o seu funcionamento aos fins-de-semana e feriados;
c) Diversificar a oferta de actividades do CATL e do seu Centro de Estudos e Animação Juvenil, não só nas instalações internas de apoio como no exterior.
2. Sector de idosos
a) Prolongar o horário do Centro de Dia de forma a permitir aos idosos tomar a refeição da noite;
b) Manter o Centro de Dia aberto aos fins-de-semana e feriados para os idosos interessados;
c) Alargar os serviços de Apoio Domiciliário aos fins-de-semana a mais utentes/clientes;
d) Alargar este serviço 24 horas por dia;
e) Criar um serviço de tele-alarme, que permita ao idoso uma permanente ligação aos técnicos em serviço no Centro Social e Comunitário;
f) Estudar com a Câmara Municipal a localização de um terreno para apresentar um novo projecto de apoio a idosos em lar e serviços continuados de saúde;
g) Acompanhar idosos, não só em questões de autonomia mas também de lazer e saúde;
h) Investir na Habitação – Construir 15 habitações T0 para pessoas idosas ou que vivam sozinhas, que sirvam de retaguarda às diversas valências deste sector;
i) Gerir novas estruturas sociais ao serviço da população, propondo-se negociar com o Município de Famalicão, a cedência de terrenos, que lhe permita construir novos equipamentos sociais para servir a população mais carenciada das freguesias da área urbana da cidade de Vila Nova de Famalicão, em particular da Comissão Social Inter-Freguesias de Antas e Calendário (CSIFAC).
3. Serviços de apoio à Comunidade
a) Manter e melhorar os serviços de Apoio Social à Comunidade envolvente
b) Criar uma clínica médica/geriatrica;
c) Criar um serviço de lavagem e tratamento de roupas para o exterior;
d) Gerir o Complexo Habitacional das Lameiras;
e) Construir e gerir parques de estacionamento;
f) Melhorar a qualidade das instalações desportivas.
g) Promover o bem-estar habitacional e o envolvimento das populações, na transformação dos locais de residência em espaços onde seja bom viver.
4. Relação com os clientes
a) Os clientes estarão representados na Comissão da Qualidade.
b) Serão convocados para reuniões periódicas, por departamentos ou valências, a fim de serem auscultados e informados sobre a gestão, projecto educativo, regulamento interno, Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e implementação de novos serviços.
c) Terão à sua disposição uma caixa de sugestões, que acolherá propostas, por escrito, para a implementação de melhorias nos serviços.
d) Haverá o recurso ao livro oficial de reclamações, para anotação de qualquer reclamação e procedimento de gestão das mesmas.
5. Recursos humanos
a) Agir em conformidade com os princípios da Carta da Qualidade.
b) Manter no quadro de pessoal profissionais dotados de formação específica para a boa realização dos processos da qualidade;
c) Seleccionar e contratar novos funcionários com base nos conhecimentos para o exercício da profissão e no mérito evidenciado;
d) Garantir condições de segurança, higiene e saúde necessárias à realização das actividades, prevenindo riscos profissionais e promovendo a saúde dos funcionários;
e) Promover o desenvolvimento pessoal e a promoção por mérito dos funcionários;
f) Atribuir os cargos de chefia segundo critérios de mérito evidenciados e reconhecidos;
g) Disponibilizar oportunidades de valorização pessoal, melhoria do conhecimento, desenvolvimento de competências operacionais, relacionais e de promoção na carreira.
h) Elaborar um plano de avaliação do desempenho, com o objectivo de motivar e melhorar a qualidade de intervenção dos funcionários.
i) Promover politicas de motivação e participação na vida da instituição, acolhendo novas ideias e valorizando os contributos recebidos.
6. Comunicação externa
a) A AML privilegiará a comunicação com o exterior, utilizando para o efeito a o seu Sítio na Internet, notas de imprensa e o “Lameiras” – Boletim Cultural e Informativo.
b) A AML conta com os seus utentes/clientes, os prestadores de serviços nas casas dos utentes, dirigentes e colaboradores como meios humanos de comunicação privilegiada com o exterior.
c) A AML convocará, com regularidade, conferências de imprensa e utilizará sempre, que achar oportuno, publicidade externa para divulgar as suas ofertas de serviços à comunidade e população em geral.
Conforto Habitacional para idosos
Jorge Paulo Oliveira, deu os parabéns à AML por «23 anos de excelência no apoio à comunidade», lembrou que, nos últimos anos, o concelho de Famalicão registou um crescimento de 48 por cento no número de idosos e um decréscimo de 10 por cento na natalidade. Mostrando-se preocupado com estes dados, o vereador da Habitação manifestou a sua apreensão actual no conforto habitacional das camadas mais velhas da população.
Por sua vez a directora do Centro Regional de Segurança Social de Braga, Maria do Carmo Antunes, regozijou-se com os 23 anos da AML e o serviço que esta instituição presta à Comunidade, pelo conjunto diversificado de valências que tem protocoladas com a Segurança Social, pelos serviços de qualidade que presta aos utentes, motivos mais que suficientes para participar neste aniversário. Referindo-se ao envelhecimento da população disse que «toda a gente fala de Braga como o distrito mais jovem do país e até da Europa, mas não têm presente que este mesmo distrito tem uma taxa de envelhecimento superior à média nacional». Maria do Carmo Antunes referiu que o Governo se prepara para implementar noutras regiões do país o Programa de Conforto Habitacional para Idosos. Esperemos que o mesmo chegue ao distrito de Braga brevemente, referiu.
AML pretende alargar apoio a vítimas de violência
Na intervenção que proferiu o presidente da Direcção da AML, Jorge Faria, anunciou que a instituição está a negociar com a Câmara de Famalicão, ainda para este ano, a aquisição de mais uma habitação para acolher crianças e mulheres vítimas de violência doméstica, deste modo, será possível alargar a capacidade de resposta da “Casa Abrigo” e responder às necessidades desta realidade e aos apelos da própria Segurança Social. O Presidente da AML referiu também que, brevemente, avançarão as obras de recuperação das antigas instalações, começando pela parte sul/nascente, que permitirá transferir dos degradados pré-fabricados as actividades que ainda decorrem naquele espaço deteriorado. Nestas obras serão contempladas também as instalações do Grupo Desportivo e os Gabinetes de Atendimento e Acompanhamento Social. Numa segunda fase serão construídas as tão ambicionadas 15 habitações de tipologia TO para pessoas idosas ou que vivam sozinhas, cujo projecto está pronto. A Festa do Aniversário terminou com uma excelente actuação do Grupo de Cantares e Cavaquinhos da Casa do Professor de Vila Nova de Famalicão e partilha do Bolo de Aniversário por todos os presentes a que se associaram as entidades convidadas.
A reabilitação do espaço envolvente ao Edifício das Lameiras, esta da responsabilidade exclusiva da Câmara Municipal, o reordenamento do estacionamento, plantação de árvores, nova iluminação, novos passeios entre outros e a insistência junto do Município para que a passagem superior destinada a peões na Av. M. Humberto Delgado, há muitos anos prometida seja concretizada, também constam do relatório aprovado.
O relatório descreve ainda a implementação de Sistema de Gestão da Qualidade no Centro Social e Comunitário (em conjunto com outras cinco instituições do Concelho) que originou a aplicação do “Balanço de Competências” à totalidade dos colaboradores e a realização de formação profissional para colaboradores, técnicos e dirigentes. Refere ainda, a criação de produtos como a “Carta da Qualidade” que define os princípios de orientação da actividade das organizações da economia social e articula valores do “EQUAL” e de Cartas Internacionais diversas; o “Índice da Qualidade” que define as medidas do desempenho e permite comparar resultados. A definição da “Politica da Qualidade” e a “Missão Visão e Estratégia” da AML são outros documentos aprovados ao serviço desta Instituição.
A AML faz parte, ou participa, em várias organizações como a CNIS, UDIPS de Braga, CNASTI, AFSAF, CPP de Antas, Rede “Construir Juntos”, Rede Social, REAPN, Projecto Equalidade, CRVCC e PROFIT.
O relatório não esquece a Comunicação, fazendo referencia a dois importantes meios, entre eles o Boletim Cultural e Informativo, que se “tem tornado, cada vez mais, num meio de comunicação interna e externa” e o Sítio da AML na Internet www.amlameiras.pt , que em 2006 foi visitado por 16.846 pessoas.