Os novos Corpos Gerentes da Associação de Moradores das Lameiras, para o quadriénio de 2025 a 2028, tomaram posse no dia 10 de janeiro 2025, nas instalações do Centro Social e Comunitário.

O Presidente da Direção, Jorge Faria, depois de se congratular com o ato em si, afirmou que “celebramos, não apenas a continuidade do nosso trabalho, mas também um marco importante na minha trajetória, após mais de 20 anos como presidente dedicado a esta instituição” Lembrou também todo o caminho que fizeram e até as noites mal dormidas “quando as datas das reformas das letras se aproximavam”. Jorge Faria agradece a todos que nessa altura não exitaram em ajudar. Lembrou ainda o caminho que juntos fizeram para que esta instituição fosse “um pilar de apoio e solidariedade para muitos. Juntos realizamos projetos que impactaram positivamente a vida de inúmeras famílias, promovendo a inclusão, a equidade, a educação, a cultura, o desposto e o bem-estar social".

Com a eleição para um novo quadriénio, cuja posse ocorreu no passado dia 10 de janeiro de 2025, passam a vigorar a partir desta data os seguintes nomes nos corpos gerentes.
 

Direção

Jorge Manuel Ribeiro Faria

Jorge Manuel Ribeiro Faria

Presidente

Carla Sofia S. A. Ribeiro Faria

Carla Sofia S. A. Ribeiro Faria

Vice-Presidente

José Alberto de Sá Ferreira

José Alberto de Sá Ferreira

Tesoureiro

Manuel Luís Oliveira

Manuel Luís Oliveira

Secretário

Maria Élia Ribeiro

Maria Élia Ribeiro

1º Vogal

Maria das Dores Sá Dias

Maria das Dores Dias

2º Vogal

Maria Sameiro Amorim

Maria Sameiro Amorim

3º Vogal

Assembleia Geral

José Maria Carneiro Costa

José Maria Carneiro Costa

Presidente

José Carlos Monteiro Cardoso

José Carlos Monteiro Cardoso

Primeiro Secretário

Judite Ferreira Borges

Judite Ferreira Borges

Segunda Secretária

Conselho Fiscal

Angelina Macedo Pinto Rodrigues

Angelina Rodrigues

Presidente

Carlos Oliveira

Carlos Oliveira

1º Vogal

Agostinho Carvalho Machado

Agostinho Machado

2º Vogal

Manuel Bastos Mota

Manuel Bastos Mota

Suplente

Linhas Programáticas da AML para 2025/2028

1. Desenvolver e pôr em prática o novo projeto socioeducativo, designado "Abraçar Emoções", e respetivos programas de ação

Desde a fundação da AML em 1984, os diferentes projetos, desenvolvidos por diferentes equipas, têm sido o motor de crescimento, intervenção social, educativa, cultural e desportiva. Ao longo dos últimos 40 anos foram muitas as palavras-chave, que serviram para projetar o futuro e fomentar novos desafios e consequentes parcerias. Para este novo desafio iremos harmonizar todos os momentos de crescimento da Associação de Moradores das Lameiras para a condição de equilíbrio e reciprocidade entre as partes. Este será um mandato pautado pela proximidade com os pais e com a comunidade, não sendo apenas um projeto de uma área apenas, mas transversal a toda a instituição.
A palavra-chave escolhida para este novo mandato será as EMOÇÕES: com o DESCOBRIR, com o ESCUTAR, com o FALAR e por último VIVER, de acordo com o projeto socioeducativo da instituição e que os programas de ação dos anos seguintes lhe darão consistência
  • a)    2025 – Descobrir emoções: Explorar e compreender as diferentes emoções, será a introdução às emoções.
  • b)    2026 – Escutar emoções:  Compreender a origem e o impacto das emoções.
  • c)    2027 – Falar de emoções: Promover a empatia e desenvolvimento de habilidades da comunicação emocional.
  • d)    2028 – Viver emoções: Fomentar uma cultura de respeito e compreensão emocional, integrando habilidades socioemocionais na vida quotidiano. Os diferentes grupos de trabalho, que serão criados, no decurso do mandato, encarregar-se-ão de fazer chegar à direção as preocupações e as ações realizadas, criando um ambiente seguro e acolhedor, onde os todas as partes interessadas possam explorar suas emoções e desenvolver habilidades para a vida.  Acreditamos que o bem-estar emocional é um pilar fundamental para o sucesso pessoal e social
2. Concretizar as deliberações da Assembleia Geral

3. Gestão do Edifício das Lameiras
Melhorar o bem-estar dos moradores, fortalecer o senso de comunidade, promovendo solidariedade, desenvolvimento pessoal e melhorias no ambiente em que vivem. Atuar de forma preventiva e proativa relativamente aos problemas habitacionais, assegurando a melhoria continua e evolutiva das condições de vida dos moradores do Edifício das Lameiras. Através da contínua manutenção, reparação e conservação dos espaços comuns e habitações do Edifício que são propriedade do Município, com o objetivo de proporcionar melhores condições de habitabilidade aos moradores do mesmo.

4. Avaliar e intervir nos problemas de cada setor da instituição
Vamos avaliar os principais problemas institucionais e intervir nos setores mais frágeis, investir nos utentes e nas instalações do Centro Social, para que a mesma continue a ser uma instituição de referência como tem sido ao longo destes anos

5. Formar, capacitar e inovar
Continuaremos a apostar na formação dos nossos quadros de pessoal e projetar a inovação nas diferentes respostas sociais e serviços a elas agregados; será também privilegiada a formação de desempregados e a ativos empregados no âmbito de candidaturas ao Pessoas 2030 e PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

6. Desenvolver a cultura e fomentar o voluntariado
Queremos desenvolver o voluntariado cultural e social e rejuvenescer os diferentes grupos que atuam nesta área.

7. Fomentar o desporto amador
Vamos continuar a desenvolver o desporto amador para todos num intercâmbio permanente com grupos de outras localidades.

8. Promover a cidadania e as boas práticas ambientais entre os moradores das Lameiras
Queremos avaliar os projetos em curso e desenvolver novas intervenções, por, com e para os residentes das 290 casas daquele espaço habitacional.

9. Comunicação e informação externa
Procuraremos investir nos meios de comunicação e informação, quer através das Redes Sociais, página web e Lameiras (Boletim Cultural – edição impressa e online).