Parque sensorial para uma perfeita sintonia com a Natureza
O projeto da sala tem vindo a ser enriquecido pelo contributo dos pais
7 de maio, 2021
A Associação de Moradores das Lameiras iniciou mais um projeto Socioeducativo a desenvolver ao longo de três anos: " Em Sintonia: Eu, o Outro e o Mundo". Arrancámos para esta viagem, partindo do “EU” enquanto elemento central e desafiador da criatividade e da participação de todos.
Cada sala de atividades é chamada a envolver-se em sintonia com o projeto, proporcionando ambientes de aprendizagem e de descobertas sobre o próprio "Eu": Quem sou? Como cresço? Onde e com quem cresço?
A salinha da creche, sala dos dois anos, selecionou para o projeto da sala o tema "Em Sintonia: o Eu e a Natureza". Esta escolha decorreu da consciência de que o processo de crescimento bem como o de aquisição de competências saem favorecidos, quando acontecem em comunhão com a Natureza.
Apostando numa relação de proximidade entre Natureza e crianças, estas são confrontadas com o paralelismo entre o seu crescimento e o desenvolvimento das plantas, das árvores e de todos os seres que as rodeiam, crescendo felizes com as descobertas de si e do meio que as envolve.
O projeto da sala tem vindo a ser enriquecido pelo contributo dos pais que, em horas de partilha e de interação entre escola e família, auxiliaram na construção de um parque sensorial.
Trata-se de uma excelente ferramenta disponível no exterior, em perfeita sintonia com a Natureza, para que as crianças tenham momentos de grandes descobertas e de conhecimento.
O brincar cá fora, o brincar experimentando, tateando, cheirando e ouvindo a vida ao ar livre são a melhor prenda que podemos oferecer aos nossos meninos e meninas.