3 - Berçário/Creche

O prazer da descoberta

Berçário - “O prazer da descoberta”

Caracterização do grupo

O Berçário é composto por crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 18 meses. Estão numa fase em que a sua principal actividade é observar tudo o que as rodeiam.

No que diz respeito à alimentação é um grupo heterogéneo, umas crianças mamam, outras bebem leite artificial e outras já comem sopa, fruta e papas).

Também é um grupo heterogéneo nas suas competências, ou seja, algumas crianças já se sentam, outras ainda necessitam de apoio para estarem sentadas, outras gatinham e outras já andam . O grupo demonstra grande interesse no exercício das suas capacidades vocais o que se verifica através da diversidade de vocalizações e sons que produzem. Nesta idade a boca não é apenas uma forma de obter alimento, mas a primeira forma de conhecer o mundo que a rodeia, assim na manipulação dos objectos que lhes são dados , agarram-nos metendo-os na boca. São crianças muito receptivas ao adulto, gostam muito de atenção, ou seja, conversa, sorrisos, colo e uma grande afectividade.

Projecto pedagógico – “O prazer da descoberta”

O Berçário é um “estágio” essencial para o estabelecimento dos alicerces mais adequados e equilibrados numa vida que se inicia, e que se quer bem sucedida. É aqui, que a criança vai ter contacto com os mais variados objectos começando a distinguir as formas, as cores, os cheiros e a descobrir e desenvolver novas sensações e emoções. Cabe ao adulto o papel importante de proporcionar à criança todos os meios para que esta possa explorar e desenvolver as suas potencialidades.

Objectivos

  1. Promover a relação humana nas rotinas diárias;
  2. Estimular a interacção adulto- criança;
  3. Activar unidade olho- mão – boca; coordenação óculo – manual;
  4. Promover o equilíbrio;
  5. Estimular o sentido tacto/visão com materiais de diferentes texturas;
  6. Diversificar os objectos para a criança poder ter experiências mais variadas;
  7. Promover o conhecimento do que é exterior ao seu corpo;
  8. Promover a estimulação auditiva, visual procedendo a eventuais despistes;
  9. Promover o conhecimento do seu próprio corpo;
  10. Estimular o ouvido para aprendizagem de sons graves e agudos, suaves e fortes;
  11. Promover a interacção musical criança/adulto;
  12. Proporcionar experiências de escuta musical de aquisição e exploração do vocabulário musical;
  13. Estimular o desenvolvimento da linguagem oral;

Conteúdos

Conhecimento do que a rodeia; Sociabilidade; Exploração de diferentes objectos; Exploração de diferentes posições; Desenvolvimento do equilíbrio ; Auto- confiança; Autonomia; Linguagem oral; Diferenciação dos movimentos; Destreza manual; Percepção das formas, cores; tamanhos; Identificação de sons variados; Imitação;

Actividades/ estratégias

  1. Colocar a criança em diferentes posições;
  2. Colocar brinquedos em diferentes planos e diferentes alturas, chamando a atenção do bebe para que ele tente ir buscá-los;
  3. Falar com o bebé, estimulá-lo a repetir movimentos e elogiar os seus esforços;
  4. Falar com gestos e mímica;
  5. Fazer sons variados em locais diferentes para o bebé ouvir e olhar para o lado de onde vem o barulho;
  6. Fazer o jogo de repetição dos sons que o bebé imite e ao ouvir a voz do adulto perceberá que também pode exprimir-se e que lhes prestam atenção;
  7. Canções variadas acompanhadas com mímica;
  8. Estimular(quando começar a gatinhar) a actividade, a independência, a experimentação do movimento, a actividade autónoma com o mínimo de apoio manual do adulto e bastante apoio verbal em termos de reconhecimento e louvor.

Creche – “Aprender com a Natureza”

Caracterização do grupo

O grupo é composto por crianças, com idades compreendidas entre os 20 e os 30 meses. Gostam de actividades ligadas à expressão plástica e motora e é através da brincadeira que a criança aprende, liberta tensões, canaliza conflitos, convive e partilha actividades e interesses. Interessam-se por ouvir contar histórias, jogos com movimento e de cantar com ritmos e gestos. São naturalmente irrequietas, mas conseguem estar sentadas quando a actividade lhes desperta interesse. O controle dos esfíncteres ainda não é total no grupo, a maioria ainda usa fralda. Quanto à refeições, algumas crianças já possuem uma certa autonomia, mas outras necessitam ainda da ajuda do adulto. O trabalho com este grupo será desenvolvido tendo em atenção as características de cada uma, estimulando assim uma maior autonomia, criatividade e confiança em si mesmas.

Projecto Pedagógico- “Aprender com a Natureza”

Este projecto foi concebido a pensar no gosto que a criança tem pelo mundo que a rodeia. Nesta idade é necessário criar oportunidades para que as crianças aprendam a conhecer e a sentir a Natureza. Assim, através de estratégias lúdicas, vamos mostrar às crianças tudo de bom e belo que a natureza nos dá, como os alimentos essenciais à nossa sobrevivência, a beleza das flores, das árvores, os sons que os animais produzem, enfim, aprender a criar uma relação de amor e respeito pelo meio ambiente.

Objectivos

  1. Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança, através de experiências de vida ligadas à natureza;
  2. Estimular as crianças ao diálogo e ao respeito pelos outros;
  3. Desenvolver a expressão e a comunicação através da linguagem verbal e não verbal;
  4. Desenvolver a coordenação óculo-manual e óculo-pedal;
  5. Conhecer as partes do corpo humano através dos cinco sentidos;
  6. Promover o conhecimento de algumas plantas e animais, identificando o nome e características;
  7. Reconhecer as diferentes formas, cores, texturas, que são possíveis de encontrar na natureza;
  8. Conteúdos
  9. Todos somos diferentes; As partes do corpo humano; Os cinco sentidos; Animais; As estações do ano; Vocabulário novo; As primeiras Regras.

Estratégias e Actividades

  1. Exploração de histórias e imagens;
  2. Lenga-lengas;
  3. Jogos de movimento;
  4. Jogos de audição e identificação de sons;
  5. Ver, apalpar, cheirar; ouvir e provar;
  6. Conhecer as diferentes características dos animais;
  7. Aprender o ciclo da vida através das Estações do ano;
  8. Pequenos diálogos em grande grupo e individuais;
  9. Aprendizagem das cores através da natureza.