Jardim de Infância

Sala dos 3 Anos

– “Os animais: da janela do imaginário à porta da realidade”

Caracterização do Grupo

O grupo é constituído por crianças que completarão os quatro anos no decurso do presente ano lectivo. Dentro deste grupo, temos 2 crianças “especiais”, uma é portadora de diabetes Mellitos Tipo 1 (insulino dependente) e sofre de hiperactividade e outra com síndroma alcoólico fetal, apresentando múltiplas desordens e perturbações a vários níveis. À excepção destas duas crianças, este grupo teve uma boa adaptação ao jardim de infância. O vocabulário em algumas crianças ainda é escasso, dado à sua faixa etária, mas a maioria expressa-se sem dificuldades. Na hora da refeição, algumas já comem sozinhas, outras ainda precisam de ajuda, mas estou certa de que será um período temporário. O controlo esfincteriano ainda não é total no grupo, duas crianças ainda usam fralda para fazer a sesta. Na sua globalidade este grupo gosta e participa em todas as áreas, embora tenha bastante gosto pelo jogo simbólico. O trabalho com este grupo visa um desenvolvimento global e harmonioso de cada criança, tendo em atenção o seu bem estar, o respeito mútuo e a possibilidade de uma abertura para o mundo.

Projecto Pedagógico

“Os animais: da janela do imaginário à porta da realidade”

O título deste projecto subsiste na necessidade de efectuar a distinção entre os animais do mundo imaginário e os animais do mundo real, dado que, para as crianças os objectos inanimados não se distinguem dos seres vivos. Elas estão intimamente convencidas de que tudo o que existe sente, compreende e reage com elas próprias. As figuras e imagens de animais que criamos para elas vão ao encontro dessa convicção. E as nossas histórias que relatam situações/ peripécias de patinhos e cãezinhos cedo começam a despertar-lhes interesse. São histórias que tratam de assuntos importantes para elas, permitem começar a conhecer-se e reencontrar-se nas peripécias dos protagonistas. Quando as crianças se deparam com perigos terríveis (que muitas vezes parecem incidentes aparentemente fúteis para os adultos) como o sentir-se abandonado ou detestado, o lobo mau vem mesmo a calhar para dar um rosto, um nome e uma explicação para um sentimento que não dominam. “O Lobo é mesmo mau” e no aconchego do colo do adulto, é bastante mais fácil “dar cabo dele”.

Trabalhar a temática em questão, bem como outros valores ligados à natureza é importante na educação da criança. É necessário que cada criança aprenda a relacionar-se com os animais, a amá-los e a respeitá-los, como forma de contribuir para a sua formação social e pessoal.

Objectivos

  1. Levar a criança à descoberta do ciclo da vida;
  2. Promover valores espirituais, estéticos, morais e cívicos;
  3. Criar uma sensibilização às ciências que desperte a curiosidade e o desejo de aprender;
  4. Sensibilizar para o respeito pela Natureza e a protecção do meio ambiente;
  5. Sensibilizar as crianças para o papel que os animais ocupam na nossa vida/terra/planeta e sua preservação;
  6. Estimular a observação promovendo as competências de atenção e concentração;
  7. Adquirir hábitos de bem estar, higiene, segurança pessoal e saúde;
  8. Ter conhecimento e tomar parte em festas, tradições e costumes do meio em que está inserido;
  9. Saber utilizar as várias formas de representação (linguagem oral, expressão plástica, dramática, corporal, musical e matemática) para expressar situações, acções, desejos e sentimentos, quer sejam do domínio real, quer do imaginário.

Conteúdos

Animais; Características físicas; Alimentação; Reprodução; Deslocação; Comunicação; Tamanhos; Cores; Habitat`s - quinta (domésticos), campo (selvagens), floresta, regiões quentes, regiões frias(pólos), aquáticos (água doce ou água salgada).

Estratégias e Actividades

  1. Observação de animais ao vivo, em imagens animadas e em imagens estáticas;
  2. Criação e manutenção do espaço dos animais da sala;
  3. Saídas e visitas para observação e recolha de informação;
  4. Dramatização de histórias, pelos adultos e crianças, cujos protagonistas sejam os animais;
  5. Utilizar diversas técnicas de expressão plástica;
  6. Cantar, mimar e reproduzir várias canções sobre animais;
  7. Realizar jogos de movimento, som, linguísticos, estuais, representativos dos variadíssimos animais;
  8. Decorar a sala com material alusivo ao tema (mobiles, pinturas, imagens, desenhos...);
  9. Controlo e cumprimento das normas de comportamento em situações de: brincadeiras, jogos,
  10. Actividades ao ar livre, tarefas diárias, passeios...;
  11. Observar as alterações que se verificam nos elementos da paisagem com o passar do tempo e o
  12. Clima das diferentes estações do ano.

Sala dos 4 Anos – “À descoberta do mundo”

Caracterização do Grupo

O grupo é constituído por crianças que completarão os cinco anos no decurso do presente ano lectivo. Uma das crianças sofre de paralisia parcial, tendo por isso necessidades educativas especiais. O grupo caracteriza-se por uma grande curiosidade em saber e descobrir novas situações, apresentam comportamentos de responsabilidade, o que denota uma autonomia crescente. Revelam grande interesse pelo mundo que as rodeia, querendo saber o “como” e o “porquê” das coisas. São crianças muito comunicativas, utilizando frases cada vez mais complexas e elaboradas. Contudo ainda trocam alguns fonemas e apresentam dificuldades em dizer algumas consoantes, estádio este próprio da idade e que irão ultrapassar com o auxílio de histórias e lenga-lengas que gostam de ouvir e contar. Em geral, este grupo, gosta de actividades que implicam movimento e que reflictam a grande dinâmica de interesses, como as actividades de motricidade e as actividades de descontracção e contracção, onde reside o envolvimento de todos os elementos do grupo e de cada um em particular.

Projecto Pedagógico

"À Descoberta do mundodo" ”

Contexto

Este projecto foi concebido a pensar no auto conhecimento que a criança tem de si mesma e do mundo mais imediato, para depois partirmos para os outros e para o mundo exterior. É necessário que as crianças desenvolvam atitudes de auto estima e auto confiança para que depois, através das relações com os outros construam a identidade pessoal e assumam uma posição perante o mundo social e físico. Assim, propomo-nos ao longo do ano lectivo, a pesquisar, experimentar, observar e registar diversos elementos do mundo que nos rodeia. Vamos procurar descobrir a beleza da diversidade, quer da natureza como dos diferentes povos, numa perspectiva de aceitação, tolerância, respeito, liberdade e solidariedade. "À Descoberta do mundo" pressupõe uma retrospectiva ao trabalho realizado no ano anterior. E no seu seguimento optou-se por explorar este ano as seguintes fases: O Eu, os outros e o mundo, dando relevância a temas como a ecologia e a ciência.

Objectivos

  1. Favorecer a formação pessoal e social da criança;
  2. Fazer progressos na aquisição de hábitos relacionados com o bem estar físico, a higiene e a
  3. saúde, assim como noutros relacionados com a execução de tarefas várias;
  4. Aprender a ter uma atitude de respeito para com os outros, sem atitudes de discriminação relacionadas com o sexo ou qualquer outro aspecto que os torne diferentes;
  5. Promover o respeito pela natureza e sua preservação;
  6. Promover o conhecimento sobre o mundo e os povos que o habitam, fomentando o respeito pela diversidade de culturas;
  7. Favorecer o contacto directo e indirecto das formas de vida animal e vegetal, numa perspectiva de descoberta e necessidade de preservação;
  8. Saber utilizar diversas formas de representação (linguagem oral, expressão plástica, musical, corporal e linguagem matemática) para exprimir e comunicar situações, acções ou sentimentos, quer do domínio real como do imaginário.

Conteúdos

  1. O Eu (auto conhecimento); Os outros e o mundo; A família;
  2. Os diferentes Povos; As características físicas; A habitação; A alimentação; As profissões; O vestuário
  3. Os costumes e tradições;
  4. Ambiente e Ecologia; Clima e vegetação; Riquezas naturais
  5. Estratégias e actividades

  • “Identidade da criança “– Registo dos seus gostos e preferências, representação do seu corpo e reconhecimento das suas partes constituintes;
  • Representação da família e os graus de parentesco;
  • Concepção e execução de painéis em que se verifiquem as descobertas efectuadas relativamente a Povos e locais, alimentação, vestuário, habitação, clima, vegetação e fauna.
  • Exploração de histórias, lendas e contos tradicionais;
  • Audição de canções tradicionais do nosso e de outros países;
  • Experiências variadas com: a água, os sons, as cores e o crescimento(das plantas);
  • Abordagem à ciência- observar, investigar, experimentar e questionar “como” e “porquê”.
  • Sala dos 5 anos – “À descoberta do meio”

    Caracterização do grupo

    O grupo é constituído por crianças que completarão os seis anos no decurso do presente ano lectivo, embora algumas crianças só agora tenham completado os 5 anos diferenciando-se dos restantes elementos do grupo, nos diferentes níveis de desenvolvimento e compreensão , uma vez que a grande maioria quase completou os 6 anos de idade. É um grupo bastante participativo e gosta de ser elogiado quando faz o bem mediante o que lhes é proposto, no entanto quando as suas atitudes não são as melhores, também o reconhecem. Defendem-se e sentem-se injustiçados quando acusados sem razão. São curiosos e muito atentos a tudo o que é novo, procuram soluções com criatividade para os desafios que lhes vão surgindo. O grupo convive com entusiasmo e mostra-se receptivo, envolvendo-se nas actividades combinadas, espontâneas ou propostas. Pontualmente, há um pequeno grupo que precisa ser mais estimulado e solicitado.

    Projecto Pedagógico

    “À descoberta do meio”

    O despertar para o conhecimento e preservação do meio, deve ser iniciado no jardim de infância. Numa mistura de lúdico e realidade como meios de aprendizagem, partindo do mais conhecido para o menos conhecido, vamos transformando o nosso espaço, enriquecendo-nos e crescendo uns com os outros. Todos nós vivemos uns com os outros e com o meio ambiente que nos rodeia. O homem não poderia viver sem plantas, sem animais, sem ar e sem água. Assim como, as plantas, os animais, a água, o ar e a terra dependem em grande parte da atitude do Homem.

    Objectivos

    1. Conhecer e valorizar as diferenças e semelhanças dentro da sua própria cultura;
    2. Respeitar a natureza e o meio ambiente;
    3. Explorar materiais;
    4. Valorizar a linguagem como meio de relacionamento com os outros;
    5. Interessar-se pela linguagem escrita como meio de informação e comunicação;
    6. Aceitar e respeitar as diferenças dos outros;
    7. Conhecer e participar em festas, tradições e costumes relacionados com o meio em que vive, aprendendo a valorizá-los como manifestações culturais.

    Conteúdos

    1. O meio envolvente:
    2. ...no Outono; os animais; os frutos; as plantas;
    3. ...no Inverno; o tempo;
    4. ...na Primavera; as flores; as plantas e o seu crescimento;
    5. ...no Verão; chegou o calor.
    6. Actividades e estratégias

  • Saídas ao exterior para observação do meio;
  • Descrição das experiências pelas crianças;
  • Utilização de outros recursos, tais como: histórias, canções, dramatizações, danças, lenga-lengas, poesias, que reforcem as temáticas;
  • Actividades lúdicas;
  • Participação nas festas anuais próprias da instituição e da cidade onde estamos inseridos.