Sala dos 3 Anos
– “Os animais: da janela do imaginário à porta da realidade”
Caracterização do Grupo
O grupo é constituído por crianças que completarão os quatro anos no decurso do presente ano lectivo. Dentro deste grupo, temos 2 crianças “especiais”, uma é portadora de diabetes Mellitos Tipo 1 (insulino dependente) e sofre de hiperactividade e outra com síndroma alcoólico fetal, apresentando múltiplas desordens e perturbações a vários níveis. À excepção destas duas crianças, este grupo teve uma boa adaptação ao jardim de infância. O vocabulário em algumas crianças ainda é escasso, dado à sua faixa etária, mas a maioria expressa-se sem dificuldades. Na hora da refeição, algumas já comem sozinhas, outras ainda precisam de ajuda, mas estou certa de que será um período temporário. O controlo esfincteriano ainda não é total no grupo, duas crianças ainda usam fralda para fazer a sesta. Na sua globalidade este grupo gosta e participa em todas as áreas, embora tenha bastante gosto pelo jogo simbólico. O trabalho com este grupo visa um desenvolvimento global e harmonioso de cada criança, tendo em atenção o seu bem estar, o respeito mútuo e a possibilidade de uma abertura para o mundo.
Projecto Pedagógico
“Os animais: da janela do imaginário à porta da realidade”
O título deste projecto subsiste na necessidade de efectuar a distinção entre os animais do mundo imaginário e os animais do mundo real, dado que, para as crianças os objectos inanimados não se distinguem dos seres vivos. Elas estão intimamente convencidas de que tudo o que existe sente, compreende e reage com elas próprias. As figuras e imagens de animais que criamos para elas vão ao encontro dessa convicção. E as nossas histórias que relatam situações/ peripécias de patinhos e cãezinhos cedo começam a despertar-lhes interesse. São histórias que tratam de assuntos importantes para elas, permitem começar a conhecer-se e reencontrar-se nas peripécias dos protagonistas. Quando as crianças se deparam com perigos terríveis (que muitas vezes parecem incidentes aparentemente fúteis para os adultos) como o sentir-se abandonado ou detestado, o lobo mau vem mesmo a calhar para dar um rosto, um nome e uma explicação para um sentimento que não dominam. “O Lobo é mesmo mau” e no aconchego do colo do adulto, é bastante mais fácil “dar cabo dele”.
Trabalhar a temática em questão, bem como outros valores ligados à natureza é importante na educação da criança. É necessário que cada criança aprenda a relacionar-se com os animais, a amá-los e a respeitá-los, como forma de contribuir para a sua formação social e pessoal.
Objectivos
Conteúdos
Animais; Características físicas; Alimentação; Reprodução; Deslocação; Comunicação; Tamanhos; Cores; Habitat`s - quinta (domésticos), campo (selvagens), floresta, regiões quentes, regiões frias(pólos), aquáticos (água doce ou água salgada).
Estratégias e Actividades
Sala dos 4 Anos – “À descoberta do mundo”
Caracterização do Grupo
O grupo é constituído por crianças que completarão os cinco anos no decurso do presente ano lectivo. Uma das crianças sofre de paralisia parcial, tendo por isso necessidades educativas especiais. O grupo caracteriza-se por uma grande curiosidade em saber e descobrir novas situações, apresentam comportamentos de responsabilidade, o que denota uma autonomia crescente. Revelam grande interesse pelo mundo que as rodeia, querendo saber o “como” e o “porquê” das coisas. São crianças muito comunicativas, utilizando frases cada vez mais complexas e elaboradas. Contudo ainda trocam alguns fonemas e apresentam dificuldades em dizer algumas consoantes, estádio este próprio da idade e que irão ultrapassar com o auxílio de histórias e lenga-lengas que gostam de ouvir e contar. Em geral, este grupo, gosta de actividades que implicam movimento e que reflictam a grande dinâmica de interesses, como as actividades de motricidade e as actividades de descontracção e contracção, onde reside o envolvimento de todos os elementos do grupo e de cada um em particular.
Projecto Pedagógico
"À Descoberta do mundodo" ”
Contexto
Este projecto foi concebido a pensar no auto conhecimento que a criança tem de si mesma e do mundo mais imediato, para depois partirmos para os outros e para o mundo exterior. É necessário que as crianças desenvolvam atitudes de auto estima e auto confiança para que depois, através das relações com os outros construam a identidade pessoal e assumam uma posição perante o mundo social e físico. Assim, propomo-nos ao longo do ano lectivo, a pesquisar, experimentar, observar e registar diversos elementos do mundo que nos rodeia. Vamos procurar descobrir a beleza da diversidade, quer da natureza como dos diferentes povos, numa perspectiva de aceitação, tolerância, respeito, liberdade e solidariedade. "À Descoberta do mundo" pressupõe uma retrospectiva ao trabalho realizado no ano anterior. E no seu seguimento optou-se por explorar este ano as seguintes fases: O Eu, os outros e o mundo, dando relevância a temas como a ecologia e a ciência.
Objectivos
Conteúdos
Estratégias e actividades
Sala dos 5 anos – “À descoberta do meio”
Caracterização do grupo
O grupo é constituído por crianças que completarão os seis anos no decurso do presente ano lectivo, embora algumas crianças só agora tenham completado os 5 anos diferenciando-se dos restantes elementos do grupo, nos diferentes níveis de desenvolvimento e compreensão , uma vez que a grande maioria quase completou os 6 anos de idade. É um grupo bastante participativo e gosta de ser elogiado quando faz o bem mediante o que lhes é proposto, no entanto quando as suas atitudes não são as melhores, também o reconhecem. Defendem-se e sentem-se injustiçados quando acusados sem razão. São curiosos e muito atentos a tudo o que é novo, procuram soluções com criatividade para os desafios que lhes vão surgindo. O grupo convive com entusiasmo e mostra-se receptivo, envolvendo-se nas actividades combinadas, espontâneas ou propostas. Pontualmente, há um pequeno grupo que precisa ser mais estimulado e solicitado.
Projecto Pedagógico
“À descoberta do meio”
O despertar para o conhecimento e preservação do meio, deve ser iniciado no jardim de infância. Numa mistura de lúdico e realidade como meios de aprendizagem, partindo do mais conhecido para o menos conhecido, vamos transformando o nosso espaço, enriquecendo-nos e crescendo uns com os outros. Todos nós vivemos uns com os outros e com o meio ambiente que nos rodeia. O homem não poderia viver sem plantas, sem animais, sem ar e sem água. Assim como, as plantas, os animais, a água, o ar e a terra dependem em grande parte da atitude do Homem.
Objectivos
Conteúdos
Actividades e estratégias