Plano de Acção e Actividades da AML para o ano 2003
«Desenvolver a Solidariedade - Preservar o meio»

5. ATL - Actividades dos Tempos Livres

Este ano lectivo a planificação de actividades terá como suporte pedagógico um grande tema de trabalho: «Nós e os outros, melhoraremos o nosso Meio»

Com este objectivo pretendemos dar a conhecer algumas informações sobre o meio local, o meio regional e o país, relativamente aos aspectos sociais e naturais. Procuraremos que as crianças compreendam, de forma muito genérica, os principais problemas da Natureza. Tentar desenvolver uma atitude de respeito pela vida e preservação do meio ambiente.

Temos por finalidade dinamizar as actividades que vão de encontro ao desenvolvimento físico e intelectual das crianças, bem como estimular a relação Família/Escola/Meio.

Pretendemos alargar o espaço das actividades à família, estimulando a participação dos pais no projecto educativo.

O grupo para este ano lectivo é formado por cerca de 85 crianças (um dos quais possui um grau de deficiência elevado), com idades compreendidas entre 6 e 12 anos. Estas crianças serão divididas em três grupos: o grupo da manhã, o grupo da tarde e o regime-normal. Este último é o grupo mais numeroso, que obrigou a algumas alterações no dimensionamento dos espaços.

O A.T.L é um conjunto de actividades organizadas e orientadas, que visa preencher o tempo disponível das crianças em idade escolar. Estas actividades devem ser compreendidas como um trabalho de animação sócio-educativo.

Para as crianças que frequentam o A.T.L, tudo faremos para que estas se sintam num ambiente acolhedor e seguro. Além disso, queremos que seja um espaço que permita e contribua para o desenvolvimento das suas capacidades.

Objectivos gerais que orientam o nosso projecto:

  • Favorecer a amizade, o respeito e a compreensão pelos outros;
  • Promover o interesse pela actualização de conhecimentos, tais como:
    1. Identificar aspectos de beleza e destruição da natureza;
    2. Empenhar-se em acções de defesa e melhoramento do meio ambiente;
    3. Observar e admirar a natureza;
    4. Descobrir o que é possível fazer individualmente e em grupo para o seu próprio bem estar, exemplos:
      • Respeito pelos diferentes sexos, funções, raças e deficiências das outras pessoas;
      • Dialogar sobre costumes, tradições e características das localidades de diversas zonas do país;
      • Estimular o grupo á solidariedade e intervenção comunitária.

Objectivos a nível pessoal

  • Fomentar o gosto pelas actividades e particularmente a nível escolar;
  • Proporcionar o desenvolvimento da memória e raciocínio;
  • Favorecer o espírito crítico e a criatividade;
  • Proporcionar o desenvolvimento da autonomia;
  • Estimular o interesse pelo desporto ( escola de andebol e natação), informática e também pelo Inglês.

As actividades a desenvolver serão dividas por temas de trabalho

Expressão verbal

  • Apoio às tarefas escolares (cópias, redacções, etc.);
  • Registos escritos de histórias;
  • Trabalhos de grupo para debate de temas;
  • Quadras, artigos, poemas, etc.;
  • Frequência de uma língua estrangeira (Inglês);
  • Informática.

Expressão plástica

  • Aprendizagem de algumas técnicas de pintura (dedos e esponja);
  • Desenho, recorte, colagem, modelagem de barro, pasta de papel;
  • Bordados, rendas, tapeçarias, trabalhos de ráfia, malha, etc.

Expressão musical

  • Canções;
  • Exploração de instrumentos musicais;
  • Histórias da música (audição de vários tipos de música).

Motricidade humana

  • Iniciação á natação; Danças; Jogos, saltar à corda, correr, etc.; Desporto (futebol, basquetebol e iniciação ao andebol).

Higiene

  • Corporal; Vestuário; Higiene dentária (dentes); Habitação (casa, vivenda, apartamento); Alimentos.

Actividades no exterior

  • Saída ao monte de Santa Catarina; saída a alguns Parques da Cidade; visitas a zonas culturais e turísticas, tais como:
    1. Biblioteca;
    2. Cinema;
    3. Circo;
    4. Passeio de Fim-de-Ano.

Comemorações

  • Aniversário de todas as crianças;
  • Desfolhada; Vindimas; Dia das Bruxas; Magusto;
  • Festa de Natal;Dia dos Reis; Concurso de Presépios; Dia do Pai.
  • Dia da Árvore; Páscoa; Dia da Mãe; Aniversário da A.M.L; Espantalho; Antoninas; Dia Mundial da Criança.

Metodologia

Dependendo do dia-a-dia, serão concretizadas um conjunto de actividades que cobrirão as áreas diversificadas do conhecimento e do desenvolvimento psicomotor, afectivo, social e cognitivo de todas as crianças que nos rodeiam e a quem dedicamos todo o nosso esforço e carinho.

Duração do projecto

Este projecto terá a duração de um ano lectivo, entendido como um período que decorre entre os meses de Janeiro a Dezembro.

Conclusão

O A.T.L. pretende educar e promover o desenvolvimento intelectual, psicológico, físico e afectivo de todas as crianças, tendo em vista a sua integração social.
Pretendemos que o A.T.L. seja um local onde se aprende a brincar, partilhar e respeitar. Aspectos estes que parecem muito simples, mas por vezes muito complicado devido ao grupo ser muito heterógeneo.

O A.T.L. é um espaço harmonioso, onde se encontra fraternização e aprendizagem.

Devido ao excesso da carga horária escolar, isto é, 5 horas diárias de aulas (estudos), decidimos para o bem estar das crianças diminuir o espaço dedicado ao acompanhamento escolar (deveres), tudo isto com o apoio dos Encarregados de Educação (pais).

Por último acrescentamos que o objectivo desta Instituição não é apenas Ensinar e Educar, mas também, fazer com que as crianças aprendam a Brincar e possam desfrutar deste bem, que só acontece enquanto são crianças e que terá repercussões na sua vida futura.